quantidade de membros relativamente grandes, coreografias sincronizadas e visuais
exorbitantes. Mas, até os vermos debutados, há um longo, longo processo.
O primeiro passo para quem sonha em ser idol são as audições. Elas acontecem tanto dentro quanto fora da coreia do sul, e a pessoa não precisa ser necessariamente coreano, mas é um fato que eles dão prioridade aos descendentes de origem asiática. Normalmente os idols entram nessa empresa ainda
muito novos, na faixa de 10-13 anos.
(Taemin, do grupo SHINee em sua primeira audição)
Os jovens passam por avaliações de canto e dança, e optam pelas 3 maiores empresas: SM Entertainment (dona de grupos como TVXQ, Girls’ Generation, Super Junior), YG Entertainment (AKMU, 2NE1, BIGBANG e JYP Entertainment (GOT7, TWICE, 2PM).
Mas, por que é tão importante ter uma empresa?!
As empresas tem total controle sobre o grupo, os gerenciando e sendo responsáveis
pela divulgação, músicas e todo o treinamento que recebem. Além disso, quanto mais
reconhecimento a empresa tiver, mais fácil é do grupo ficar famoso.
Por falar em treinamento, uma vez que os jovens passam na audição, são
considerados trainees, um termo para aqueles que estão treinando para serem idols. A
empresa passa o treinamento necessário: coreano (para estrangeiros), inglês, dança,
canto, atuação, etiqueta e às vezes até os obrigam a passar por cirurgias plásticas.
Além disso, eles também são submetidos a exercícios físicos e dietas extremas, para
manterem a forma magra.
Não se tem um tempo certo de preparação, alguns treinam por 6 meses, outros por 6
anos. Ao ver o desempenho de seus trainees, as empresas montam um grupo de
acordo com as qualidades e personalidade deles.
Confira a primeira música do grupo sul-coreano Girls’ Generation.
https://www.youtube.com/watch?v=0k2Zzkw_-0I
Nesse tempo, a empresa investe muito, muito dinheiro. E assim vai se criando a
primeira dívida dos idols, que normalmente pagam assim que o grupo debuta e
começa a receber dinheiro. Por isso que muitos grupos que não fazem sucesso não
podem simplesmente desistir, como é o caso do grupo NU’EST e Stellar.
Mas, as coisas não acabam após debutarem.
Para empresas de grupo pequeno, é muito mais difícil. Eles precisam fazer sucesso a
qualquer custo, e muitos (como o Stellar), precisam se submeter a conceitos um tanto
extravagantes e que não gostam.
Os rookies (como são chamados os idols que acabaram de debutar) treinam por horas
seguidas, como o grupo INFINITE, que afirmou que quando estão perto de lançar uma
música (ou fazer um comeback), treinam por cerca de 15 horas. Também precisam
cuidar de sua aparência e imagem pública, que é algo extremamente importante, pois
a mídia sul-coreana é cruel.
O sucesso não vem fácil, e apenas poucos grupos conseguem ter uma boa
repercussão sendo de empresas desconhecidas, como é o caso do grupo BTS, que
vem conquistando uma legião de fãs tanto dentro quanto fora da Coreia do Sul.
No fim, nesse mercado disputado, sobrevive quem é mais forte. A nova geração do K-
Pop vem conquistando um espaço grande e representando bem essa febre que a
música sul-coreana está tendo, conquistando fãs por todo o mundo. Tanto eu quanto
os mais velhos por essas terras estamos orgulhosos e esperamos que um dia as
coisas fiquem melhor para esses idols.
Não se esqueça de acompanhar a coluna K-Magic por aqui, e fiquem ligados no blog
do Grupo Animendigos para não perderem nenhuma novidade! Nos vemos na próxima
semana.
Postar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.