CAVALEIROS DO ZODÍACO – OS DEFENSORES DE ATENA QUE MUDARAM A HISTÓRIA DOS ANIMES NO BRASIL.

Outra Dimensão! um dos cavaleiros do Zodiaco!
SALVE GALERA!
Depois de um AGF, que entre outras atrações contou com o mito, a lenda, a risada mais maligna dos animes, Gilberto Baroli, nada melhor para começar esse espaço dedicado aos animes, do que falar do mais amado (e meu favorito): CAVALEIROS DO ZODÍACO!!!

BREVE RESUMO
Caso você esteja tendo seu primeiro contato com cavaleiros agora (e já te falo, você não sabe o que está perdendo), um pouco do enredo para que saibam do que se trata (e sem spoilers).
A reencarnação de Atena, chamada Saori Kido, nasce a cada 200 anos, para proteger a terra do mal e para isso conta com a ajuda dos seus fieis cavaleiros.
Como ela não permite o uso de armas, eles lutam utilizando o poder da explosão de seu cosmo. 5 cavaleiros de bronze, se tornam seus leais defensores nas batalhas que virão: Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki.
Poderíamos falar muito mais aqui, mas não queremos dar spoiler pra ninguém não é?
Agora, usando a outra dimensão, vamos fazer uma pequena viagem no tempo até a criação e chegada dos cavaleiros aqui (foi uma licença poética a viagem no tempo, não me batam).



A CRIAÇÃO E CHEGADA AO BRASIL
pesar de ter chegado ao Brasil pela saudosa TV Manchete em 1994 (sortudos aqueles que conseguiram aproveitar), o anime já tinha sido terminado em 89!! Ou seja, a tortura dos que viam o eterno reset da batalha na casa de leão, não era porque o anime ainda estava sendo feito, mas por alguma tortura maligna da emissora.

O mangá teve uma duração mais longa, tendo sido concluído pelo Kurumada em 90, o que também explica porque o anime original acaba na saga de Poseidon.
O anime já foi exibido no Brasil por 4 emissoras:
- Manchete (exibiu os 114 episódios da série original).
- Cartoon Network (os 114 também).
- Bandeirantes (além dos 114, mostrou os 31 da saga de Hades).
- Rede Brasil (que passa atualmente).
Muitos olham a saga de Hades como uma série em OVA do anime e gostaria de entender o porquê disso, afinal esses episódios mesmo tendo sido feitos 13 anos depois da série original, ainda assim faz parte do mangá original, então... Não são OVAs, desculpem.

A ORIGEM E REFERÊNCIAS
Kurumada foi um influenciador, afinal quantos não foram pesquisar sobre signos, apenas para saber qual era o seu cavaleiro de ouro? (e não adianta cara, sabemos que você que está aí negando e também fez isso).
Além disso, ele usou por demais a mitologia grega (óbvio), nórdica (olá guerreiros deuses) e um pouco da chinesa (no caso do Shiryu), algo que certamente fez muitos dos fãs também se interessarem por mitologia (eu, por exemplo).
A ideia original de Kurumada, era de fazer 4 sagas: Santuário, Mar, Mundo Inferior e Olimpo. Infelizmente para nós, ele ficou muito doente na época e acabou por encerrar na saga de Hades. Desde então sempre houve rumores de uma possível continuidade e o longa “prólogo do céu”, encheu a todos de esperança, que infelizmente foi frustrada (falaremos mais à frente, fiquem tranquilos).
Terminada essa primeira parte, vamos usar o Triângulo de ouro rumo ao universo dos defensores de Atena.

Triângulo de Ouro! (novamente insira dublagem aqui) 

O anime original dos cavaleiros viveu por muito tempo como única história para a TV, juntamente com 4 filmes que não seguem o enredo (mas muito bons, recomendo) e como sempre que algo faz sucesso ao longo de muito tempo, passa a ganhar histórias paralelas, continuações e até mesmo algumas coisas de gosto beeem duvidoso. 
Vamos a elas?


UNIVERSO CAVALEIROS.

ANIMES
A série original contou com 3 sagas:
·         Santuário – Que vai da guerra galáctica até as 12 casas.
·         Asgard – Que é a dos guerreiros deuses (e acreditem, se trata de um filler! Mas tão bom que vocês nem percebem).
·         Poseidon – Que é a dos generais marinas.
Muitos anos depois, finalmente veio à conclusão do mangá e mais três outras:
·         Hades – A conclusão da saga original, que conta com a luta contra os espectros.
·         Lost Canvas – Uma das queridinhas dos fãs, já que conta sobre a primeira guerra contra Hades e que infelizmente não foi terminada para TV :’(
·         Saint Seiya Omega – Aqui... Isso aqui foi uma tentativa terrível de fazer a saga ir além, mostrando uma nova geração de cavaleiros de bronze, ouro e novos vilões. A única coisa que salva é a aparição dos 5 originais e só. Assisti inteiro e não recomendo, mas se você for muito fã, assista, se divirta um pouco e passe muita raiva (lembrem-se, eu avisei antes).
·         Soul of Gold – Aproveitando a deixa da saga de Asgard, fizeram essa série de 13 episódios, que tem os cavaleiros de ouro como protagonistas. Vê-los lutando de novo vale muito a pena.
Além deles, contamos com um total de 6 OVAs, que são:
·         Santo Guerreiro – Batalha contra a deusa Éris
·         Grande batalha dos deuses – tem a ver com Asgard, mas sem relação com a história original (ou o filler, como queira).
·         Lenda dos defensores de Atena (ou cavaleiros, o filme) – Foi o primeiro a passar no cinema aqui e mostra a batalha deles contra o Deus Abel, o melhor de todos pra mim.
·         Guerreiros do Armagedon – Mostra a batalha contra Lúcifer.
·         Prólogo do Céu – Segundo a passar no cinema aqui. Certamente a maior ilusão/decepção dos fãs de Cavaleiros. Ele continua a partir da saga de Hades e mostra a chegada da deusa Artemis na terra. Seria o início da saga do Olimpo, mas por alguma razão, não foi adiante... Mas tenhamos fé!! Quem sabe um dia façam.
·         A lenda do Santuário – Terceiro a ser exibido no cinema. Único até então feito em CG, mas a melhor definição dele é: pior coisa de cavaleiros que vocês podem sonhar em assistir até hoje. Pensem em algo ruim... Pensaram? Agora pensem em algo ainda pior (o filme do death note talvez), pensaram? Estão chegando perto dessa porcaria. Recomendo para quem quiser trolar um amigo ou fazer uma sessão de tortura.
Mangás não deixam os fãs passarem vontade, são elas: 
·         Saint Seiya – A história original basicamente, com uma ou outra diferença.
·         Lost Canvas – Aqui está completo (diferente do anime), então quem quiser saber o desfecho, corra para cá!
·         Episódio G – Mostra os cavaleiros de ouro jovens e já no santuário em batalha contra os titãs, um dos meus favoritos.
·         Next Dimension – Conta um pouco da primeira batalha de Hades e após a segunda batalha. Continua a ser feita e infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas o simples fato de lá mostrar um novo cavaleiro de ouro, já é motivo para se acompanhar.
·         Saintia Sho – Lembra quando comentei sobre algumas bizarrices? Essa pode ser inclusa nessa lista. Basicamente enfia na história original “cavaleiras” (e não amazonas, não confundam) como protetoras das sombras de Atena. A protagonista é Sho de cavalo e usa... Meteoros de cavalo!!! Desgosto resume essa ideia digamos... estranha.
Agora que estamos de volta ao nosso mundo, que vocês já puderam ver o quanto de coisas existem para que os fãs possam se esbaldar e aqueles que ainda não viram, possam decidir por onde começar, vamos ao futuro, porque sim existem coisas novas sendo feitas, porém... não quer dizer que as notícias sejam muito animadoras...

O FUTURO.
Por alguma razão que ainda não está muito bem explicada, a Netflix resolveu fazer uma parceria com o Kurumada. Aí aqueles fãs já brilham o olho, afinal a “Netflix entrou na história”, porém... Lembram o caso Death Note?? Então os cavaleiros entraram nesse mesmo triste caminho.
Qual foi a ideia deles???? Vamos fazer um reboot e contar a história do começo de novo!!
Por quê? E a resposta fica entre estragar o que já foi feito ou simplesmente matar os fãs de desgosto (eu mesmo acredito na segunda).
Fato é que teremos a história recontada, usando CG (isso era mesmo necessário?) e sem, até o momento, a menor ideia de se teremos os dubladores originais (o que pode deixar algo que já promete ser ruim, ainda pior).
Sugiro então a vocês fãs, que curtam muito o Next Dimension (que este continua firme e forte) e torçam para que ainda possamos ver mais da saga contada em anime e ignorem isso aí, que provavelmente entrará para a lista das bizarrices.
Afinal, que melhor forma de finalizar com 5 das caras mais famosas do mundo dos animes?

Avante Cavaleiros de Atena!


Sobre o Autor
Luiz Fernando Mutschele
fã de esportes, games, mitologia, ler, escrever e claro... de animes!
Um dos órfãos da extinta Tv Manchete e acredita que Cavaleiros é o melhor anime da história(porque é mesmo u.u) Estarei aqui semanalmente para mostrar desde animes famosos, até aqueles que vocês pensarão: "puxa, preciso assistir". 


Tags:

Postar um comentário

[facebook][blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget