GAKKO NO KAIDAN: HISTÓRIAS DE FANTASMAS PARA CURTIR O DIA DAS BRUXAS!


Salve Galera!
Estamos em semana de Halloween! Siiim, você que está doido para ir naquela festa fantasiado como morto vivo, vampiro, Shinigami, Mr Satan(ba dum tss)...  entre outros ou mesmo pra você que quer fazer aquela sessão de terror com os amigos, achou mesmo que aqui no Animendigos você ia ficar sem uma excelente indicação de anime para essa época? Claro que não!
Peguem suas gostosuras e se preparem para conhecer o Gakko no Kaidan, ou Histórias de Fantasmas (nome brasileiro).
 Origem diferente.
Normalmente estamos acostumados ao vermos algum anime, que ele se origine de um mangá, porém no caso deste, ele foi inspirado em uma série de livros muito popular no Japão.
O professor Toru Tsunemitsu, no ano de 1985 resolveu tomar nota das diversas histórias que os alunos contavam sobre fantasmas.  Tendo juntado um número considerável de histórias (centenas, o que nos leva a pensar: de onde saíam tantas? E quase todas na escola, eu certamente não gostaria de estudar com fantasmas), juntou-as em um livro chamado “histórias de fantasmas escolares”.
O curioso é que ele só foi publicar o livro no ano de 1990 (estaria ele procurando os fantasmas das histórias? Certamente eu NÃO procuraria). O sucesso foi tanto, que o que seria apenas um, virou uma série (com 9 que tenham sido lançados).


Depois, no ano de 95, uma série com 4 filmes foi lançada e apenas no ano 2000 que virou anime.




Breve resumo (sempre sem spoiler!).
A aluna Satsuki Miyanoshita, juntamente com seu irmão Keiichirou, se mudam para a cidade natal de sua falecida mãe e no primeiro dia de aula, descobrem que a escola antiga (que fica ao lado da atual), havia sido a que ela tinha estudado quando criança.
Ao entrarem lá, em busca de seu gatinho Kaya, ela encontra o antigo diário de sua mãe, onde há instruções de como aprisionar cada um dos fantasmas que haviam sido exorcizados, caso os mesmos voltassem a ser soltos futuramente. Um desses fantasmas, Amanojaku, acaba preso no gatinho deles e torna-se um improvável aliado no combate aos fantasmas que assombram a antiga(e também a nova) escola.



Sobre o anime.
Para os fãs de animes curtos, esse é um prato cheio, já que ele conta com apenas 20 episódios! (existia um 21º, porém ele foi retirado por conta de reclamações no Japão e que não se encontra mais em lugar algum =/ ).
Talvez vocês até estranhem não conhecer algumas histórias, mas lembrem-se: as lendas são japonesas (seria meio estranho pensar que até lá veríamos a famosa loira do banheiro ou mesmo a chorona do Chaves), mas isso não tira a graça do anime, muito pelo contrário, afinal poderemos ver coisas totalmente diferentes das que estamos acostumados.
Ele conta com uma de minhas aberturas favoritas (a música Grow Up, da banda Hysteric Blue, que claro, irei colocar para vocês ouvirem).
Aqui no Brasil, ele foi exibido apenas no Cartoon Network nos anos de 2005 e 2006 e depois também em 2008.


Outras mídias.
Os livros renderam, como comentei antes, uma série de 4 filmes, que seriam:
·         Gakko no Kaidan – lançado em 8 de julho de 95
·         Gakko no Kaidan 2 – lançado em 20 de julho de 96
·         Gakko no Kaidan 3 – lançado em 19 de julho de 97
·         Gakko no Kaidan 4 – lançado em 10 de julho de 99
Eles também podem ser encontrados com o nome “School Ghost Stories”, então se acharem esse título e não o original japonês, podem assistir sem medo!
Mais recentemente, um novo filme saiu que seria o:
Kotodama – Spiritual Curse, que foi lançado em 23 de maio de 2014.
Eles se inspiraram na série de livros, apesar disso não tem nenhuma relação com o anime (então não esperem ver os mesmo personagens principais dele nos filmes).
Evite confusões.
Talvez vocês quando pesquisarem na internet sobre a série em live action encontrem uma com o seguinte nome: Gakko no Kaidan: School Staircase e estranhem ao começar a assistir o fato que ela nada tem a ver com tudo que já lhes contei (sequer tem fantasmas, para nossa decepção).
A questão é: NÃO TEM PORQUE NÃO É A MESMA COISA!!
Apesar do mesmo nome, se trata de uma série de comédia japonesa que não tem nenhuma relação com a obra de Toru (até por isso não irei me aprofundar muito).
Curiosos para adentrar ao mundo de Histórias de Fantasmas???
Se ainda não, ainda colocarei mais algumas imagens para atiçar a vontade de vocês (como se ainda fosse preciso). Ainda não tive a oportunidade de assistir aos filmes, então se quiserem me dizer o que acharam depois, fiquem à vontade!







Até a próxima segunda!


Sobre o Autor
Luiz Fernando Mutschele
fã de esportes, games, mitologia, ler, escrever e claro... de animes!
Um dos órfãos da extinta Tv Manchete e acredita que Cavaleiros é o melhor anime da história(porque é mesmo u.u) Estarei aqui semanalmente para mostrar desde animes famosos, até aqueles que vocês pensarão: "puxa, preciso assistir". 

Tags:

Postar um comentário

[facebook][blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget